LIVROS


Para quem quer se debruçar sobre as representações rupestres nordestinas (Bahia e Piauí), sugiro esses dois livros, que para mim são essenciais. Vale a pena tê-los sempre à mão, são duas obras valiosas.

Escrito na Pedra: cor, forma e movimento nos grafismos rupestres da Bahia.
De autoria do Prof. Dr. Carlos Etchevarne (Prof. de Arqueologia do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e coordenador do Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica).
Vencedor do Prêmio Clarival do Prado Valladares, o livro está dividido em alguns capítulos: A arte de representar; Dos primeiros olhares às novas percepções; Bahia, cenário de experiências pictóricas; Chaves para uma leitura; Monumentos rupestres, um legado indígena.
De leitura agradável, muito interessante, e com fotografias maravilhosas. Para quem está pesquisando representações rupestres, principalmente na Bahia, este é o livro de referência.
Bilíngue: Português/Inglês.
ETCHEVARNE, Carlos. Escrito na Pedra: cor, forma e movimento nos grafismos rupestres da Bahia. Rio de Janeiro: Versal. 2007.
_______________________________________________________________


Imagens da Pré-História.
De autoria da Profª. Drª Anne-Marie Pessis (Profª da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM e da Fundação Seridó). Está divido em capítulos: Parque Nacional Serra da Capivara; O início da prática gráfica; A tradição Nordeste; Do estilo Serra da Capivara; Do estilo Serra Branca.
Este também é um livro de referência no assunto.
Bilíngue: Português/Francês.

PESSIS, Anne-Marie. Imagens da Pré-História. Parque Nacional Serra da Capivara. FUMDHAM/PETROBRÁS; São Paulo, SP: A&A Comunicação. 2003. 304 p.
_______________________________________________________________


Patrimônio Arqueológico da Bahia (Série estudos e pesquisas).
Excelente publicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, e o Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica, do departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, sob o título: Série Estudos e Pesquisas - Patrimônio Arqueológico da Bahia (SEP 88).
A SEP 88 reúne oito artigos sobre o tema, apresentando a variedade de situações arqueológicas ocorrentes na Bahia e discutindo sua valorização e potencial, sobretudo, para a compreensão dos processos sócio-históricos anteriores a chegada dos portugueses. Alguns artigos servem para entender a proposta dos circuitos de sítios de arte rupestre da Chapada Diamantina, trazendo ainda um mapa de Sítios Arqueológicos do Estado da Bahia, com a localização de 10 tipos de sítios mais frequentes no estado.
Os autores são: Carlos Etchevarne e Rita Pimentel (Orgs.), Alvandyr Bezerra, Anderson Silveira, Aurea Tavares, Carlos Costa, Fabiana Comerlato, Luydy Fernandes.
A publicação está disponível em versão digital e poderá ser baixada no link:
http://www.sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=82&Itemid=110

ETCHEVARNE, Carlos (Org.); PIMENTEL, R. (Org.). Patrimônio Arqueológico da Bahia (Série estudos e pesquisas). 1. ed. Salvador: SEI, 2011. v. 1. 167 p.
_______________________________________________________________


Mais uma sugestão de leitura, saliento que a publicação está esgotada e não é fácil que encontrar nas bibliotecas nem tampouco para comprar. 
A Revista da USP, reúne uma coletânea de artigos sobre a Arqueologia Brasileira. O organizador do Dossiê é Walter A. Neves, que reuniu especialistas para escreverem textos sobre temas diversos: passando da teoria arqueológica à história da disciplina no Brasil, a situação da denominada "arqueologia de contrato", a formação de profissionais no país, até os 7 artigos finais, cada qual apresentando uma síntese do conhecimento arqueológico nas diferentes região do Brasil (Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Litoral). Esta iniciativa visa fornecer um balanço da disciplina, principalmente voltado para o público leigo.
Mesmo tendo sido publicada há mais de dez anos, a Revista se mantém atualizada.
Infelizmente ainda não tenho em meio digital, em breve postarei o link para os referidos artigos.

Vol. I



SUMÁRIO

Antes de Cabral: a arqueologia e a sociodiversidade no passado
Walter Alves Neves


Arqueologia em perspectiva: 150 anos de prática e reflexão no estudo de nosso passado
Erika Marion Robrahn-González


A construção de um passado pré-colonial: uma breve história da arqueologia no Brasil
Cristiana Barreto


Arqueologia de contrato no Brasil
Solange Bezzerra Caldarelli e Maria do Carmo Mattos M. dos Santos


Como se tornar arqueólogo no Brasil
Pedro Paulo A. Funari


O velho e o novo na arqueologia amazônica
Eduardo Góes Neves


A ocupação humana do Nordeste brasileiro antes da colonização portuguesa
Carlos Etchevarne


O Centro-Oeste antes de Cabral
Jorge Eremites de Oliveira e Sibeli Aparecida Viana



Vol. II



SUMÁRIO


Arqueologia da Região Sudeste 
José Luiz de Morais


A ocupação humana na Região Sul do Brasil: arqueologia, debates e perspectivas – 1872-2000 
Francisco Silva Noelli


Em busca dos frutos do mar: os pescadores-coletores do litoral centro-sul do Brasil 
Tania Andrade Lima



Antes de Cabral: Arqueologia Brasileira. Revista USP, n 44 , Vols. 1 e 2 1999-2000 EDUSP, São Paulo, 351 páginas.
_______________________________________________________________





PALLESTRINI, L. e MORAIS, J. L. A Pré-História e seu significado. In____. Arqueologia Pré-histórica Brasileira. Universidade de São Paulo, Fundo de Pesquisas, São Paulo, 1982. cap. 1, p. 11-19.

PALLESTRINI, L. e MORAIS, J. L. Trabalhos de Campo. In____. Arqueologia Pré-histórica Brasileira. Universidade de São Paulo, Fundo de Pesquisas, São Paulo, 1982. cap. 2, p. 21-49. 

PALLESTRINI, L. e MORAIS, J. L. O Trabalho da Pedra. In____. Arqueologia Pré-histórica Brasileira. Universidade de São Paulo, Fundo de Pesquisas, São Paulo, 1982. cap. 3, p. 51-63. 


PALLESTRINI, L. e MORAIS, J. L. Arqueologia e Geociências: Abordagem Interdisciplinar. In____. Arqueologia Pré-histórica Brasileira. Universidade de São Paulo, Fundo de Pesquisas, São Paulo, 1982. cap. 4, p. 65-69.  


PALLESTRINI, L. e MORAIS, J. L. Pinturas Rupestres. In____. Arqueologia Pré-histórica Brasileira. Universidade de São Paulo, Fundo de Pesquisas, São Paulo, 1982. cap. 5, p. 71-77. 

PALLESTRINI, L. e MORAIS, J. L. Datações. In____. Arqueologia Pré-histórica Brasileira. Universidade de São Paulo, Fundo de Pesquisas, São Paulo, 1982. cap. 6, p. 79-86. 


Para fazer o download completo do livro clique no link abaixo: 

PALLESTRINI, L. e MORAIS, J. L. Arqueologia Pré-histórica Brasileira. Universidade de São Paulo, Fundo de Pesquisas, São Paulo, 1982. 94 p.




LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. 3. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, [1989?]. 205p. ISBN 8511070303 (broch.)




STRATHERN, Marilyn. O gênero da dádiva. Campinas: Editora Unicamp, 2006.



LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994. 149 p. (Trans) ISBN 8585490381 (broch.)



LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru, SP: EDUSC, [2002]. 106 p. (Filosofia e política) ISBN 8574601403 (broch.)



FELDMAN-BIANCO, Bela. Antropologia das sociedades contemporâneas: métodosSão Paulo, SP: Global, 1987. 402 p. (Global universitária)





HODDER, I. Theory and Practice in Archaeology. London: Routledge. 1992.



SILVA, J. P. (Org.) . Territórios e ambientes da Serra de Monte Alto: região Sudoeste da Bahia. 1. ed. Vitória da Conquista: EdUESB: Editora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012. v. 1. 186p .

Nenhum comentário:

Postar um comentário