VÍDEOS



_______________________________________________________________________


Durante as escavações realizadas na Comunidade Quilombola de Tucum, em Tanhaçu-Ba, fiz uma gravação com uma câmera comum, dessas fotográficas e sem muitos recursos, de uma menininha (Vitória, que aparece no vídeo) que teve a ideia, junto com seu amiguinho (João Vitor) de fazer uma paródia em homenagem ao "POTE".



_______________________________________________________________________




Aula de Arqueologia Parte 1 e 2

É com grande prazer que compartilho com vocês esse vídeo, gravado no município de Morro do Chapéu-Ba quando fui à campo, junto com as duas turmas do Profº Carlos Etchevarne (Introdução à Arqueologia e Curso Monográfico ambas da UFBA), além da presença inseparável de Fábio Fernandes (autor do vídeo).
A visita foi organizada por Seu Gilmar e os professores da Escola Municipal Antônio Gabriel Sobrinho, que fica na localidade de Tareco, e levou aproximadamente cinquenta estudantes ao Complexo Arqueológico Lagoa da Velha.





Foi um grande dia, muitos estudantes estavam pela primeira vez visitando um sítio arqueológico com pinturas rupestres. Muita euforia, ansiedade e curiosidade na chegada ao sítio.
Ver todos aqueles estudantes interessados na temática, escutando atenciosamente a aula do Profº no sítio foi algo emocionante, principalmente se considerarmos o estágio atual da educação pública no Brasil. Alguns deles souberam aproveitar bastante a "aula especial". fazendo muitas perguntas durante a visita. 
Desejo que outras escolas de Morro do Chapéu e de outros municípios promovam aulas como essa, com visitas guiadas rompendo barreiras pensando numa educação que está além dos muros da escola. 
___________________________________________


Patrimônio Arqueológico na Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário