domingo, 16 de dezembro de 2012

Sobre os eventos arqueológicos da semana passada


Nas últimas postagens divulguei alguns eventos arqueológicos que aconteceram na nossa soterópolis.
Pois bem, o primeiro deles foi a Conferência plenária no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia proferida pela Profa. Tânia Andrade Lima (Museu Nacional – UFRJ) (12.12.12). Estive presente e foi um grande privilégio, a apresentação muito boa, além do mais ela é muito simpática. Ver e ouvir sobre os resultados da pesquisa arqueológica no Cais do Valongo foi fascinante. Cachimbos, contas de colares, moedas, anéis de piaçava, uma diversidade de artefatos que deixaria qualquer pesquisadora/pesquisador boquiabertos. Os aspectos relacionados à aproximação das escavações, artefatos, resultados junto à comunidade local (principalmente à comunidade negra) foi também um dos pontos altos da palestra.
Sessão de perguntas, Profº Livio Sansone (com microfone à direita de camisa azul), a palestrante  Profa. Tânia Andrade Lima ao fundo (sentada) e Profº Carlos Etchevarne como mediador (de pé à direita). Foto: Luis Gustavo Carvalho. Data: 12.12.12.

Idem.

O outro evento foi a Palestra “Atualidade da Arqueologia na Bahia” dentro do Café Científico Salvador, proferida pelo Profº Carlos Etchevarne (FFCH – UFBA) (15.12.12), na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. O profº apresentou um panorama dos resultados alcançados com as pesquisas arqueológicas feitas na Bahia. Mostrou diferentes artefatos pré-coloniais de caçadores-coletores e horticultores ceramistas, as representações rupestres com suas diversas formas, cores, suportes; o período colonial, além dos artefatos, alguma edificações e o período pós-colonial.
Abertura da Palestra, Profº Charbel El-Hani (com microfone) e o palestrante  Profº Carlos Etchevarne. Foto: Estela Lage/Luis Gustavo Carvalho². Data: 14.12.12.

Abertura da Palestra, Profº Charbel El-Hani (com microfone) e o palestrante  Profº Carlos Etchevarne. Foto: Estela Lage/Luis Gustavo Carvalho. Data: 14.12.12.

A ideia do Café Científico¹ é muito boa, pois tenta aproximar as produções científicas e o público em geral. Parabenizo o coordenador do projeto, o Profº Charbel El-Hani que tive o prazer que conhecer na ocasião. Tiro meu chapéu, para o projeto e seus organizadores e desejo vida longa. Excelente iniciativa.


1. Com o objetivo de aproximar cientistas e o público comum, o "Café Científico Salvador" é um projeto científico-cultural realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela Livraria LDM.

2. Agradeço aos pesquisadores Estela Lage e Luis Gustavo Carvalho por disponibilizar as imagens para o nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário