terça-feira, 29 de novembro de 2011

Apresentação Pública

Compartilho com vocês o cartaz de divulgação da minha apresentação pública na cidade de Morro do Chapéu-BA, na Chapada Diamantina. O trabalho a ser apresentado, é resultado da pesquisa que realizei para a conclusão do Bacharelado em Antropologia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH-UFBA), com orientação do Profº Carlos Etchevarne. 
Retornar à cidade de Morro do Chapéu-Ba é sempre um prazer, e mais ainda agora que poderei compartilhar com os morrenses o meu trabalho.



domingo, 27 de novembro de 2011

Livros




Para quem quer se debruçar sobre as representações rupestres nordestinas (Bahia e Piauí), sugiro esses dois livros, que para mim são essenciais. Vale a pena tê-los sempre à mão, são duas obras valiosas.

Escrito na Pedra: cor, forma e movimento nos grafismos rupestres da Bahia.
De autoria do Prof. Dr. Carlos Etchevarne (Prof. de Arqueologia do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e coordenador do Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica).
Vencedor do Prêmio Clarival do Prado Valladares, o livro está dividido em alguns capítulos: A arte de representar; Dos primeiros olhares às novas percepções; Bahia, cenário de experiências pictóricas; Chaves para uma leitura; Monumentos rupestres, um legado indígena.
De leitura agradável, muito interessante, e com fotografias maravilhosas. Para quem está pesquisando representações rupestres, principalmente na Bahia, este é o livro de referência.
Bilíngue: Português/Inglês.
ETCHEVARNE, Carlos. Escrito na Pedra: cor, forma e movimento nos grafismos rupestres da Bahia. Rio de Janeiro: Versal. 2007.
_______________________________________________



Imagens da Pré-História.
De autoria da Profª. Drª Anne-Marie Pessis (Profª da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM e da Fundação Seridó). Está divido em capítulos: Parque Nacional Serra da Capivara; O início da prática gráfica; A tradição Nordeste; Do estilo Serra da Capivara; Do estilo Serra Branca.
Este também é um livro de referência no assunto.
Bilíngue: Português/Francês.

PESSIS, Anne-Marie. Imagens da Pré-HistóriaParque Nacional Serra da Capivara. FUMDHAM/PETROBRÁS; São Paulo, SP: A&A Comunicação. 2003. 304 p.
_______________________________________________


Patrimônio Arqueológico da Bahia (Série estudos e pesquisas).
Excelente publicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, e o Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica, do departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, sob o título: Série Estudos e Pesquisas - Patrimônio Arqueológico da Bahia (SEP 88).
A SEP 88 reúne oito artigos sobre o tema, apresentando a variedade de situações arqueológicas ocorrentes na Bahia e discutindo sua valorização e potencial, sobretudo, para a compreensão dos processos sócio-históricos anteriores a chegada dos portugueses. Alguns artigos servem para entender a proposta dos circuitos de sítios de arte rupestre da Chapada Diamantina, trazendo ainda um mapa de Sítios Arqueológicos do Estado da Bahia, com a localização de 10 tipos de sítios mais frequentes no estado.
Os autores são: Carlos Etchevarne e Rita Pimentel (Orgs.), Alvandyr Bezerra, Anderson Silveira, Aurea Tavares, Carlos Costa, Fabiana Comerlato, Luydy Fernandes.
A publicação está disponível em versão digital e poderá ser baixada no link:
http://www.sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=82&Itemid=110

ETCHEVARNE, Carlos (Org.); PIMENTEL, R. (Org.). Patrimônio Arqueológico da Bahia (Série estudos e pesquisas). 1. ed. Salvador: SEI, 2011. v. 1. 167 p.
_______________________________________________

sábado, 26 de novembro de 2011

Patrimônio Arqueológico na Bahia

Essa é a primeira postagem oficial deste blog. Antes de ter este espaço, tinha mil coisas a postar e compartilhar, mas agora me fugiram as ideias e não sei bem como estrear. Espero não desapontar as leitoras e os leitores, que aqui estão lendo essas mal traçadas linhas.
Tentarei fazer deste blog um espaço com conteúdo original.
Tenho observado, pelo pouco tempo trabalhando com Arqueologia na Bahia, que o rico patrimônio arqueológico do estado ainda é pouco conhecido (ou reconhecido), sei que não é nenhuma novidade o que estou falando, mas acho que divulgar é preciso. Tenho amigos e amigas que não sabiam, até eu contar, que na Bahia existem representações rupestres. Tudo bem, antes tarde do que nunca.
Por que falo isso? Ninguém cuida do que não conhece.
Cá estou tentando fazendo a minha parte.
Abaixo verão algumas fotos que tirei em campo na região da Chapada Diamantina.  

 Sítio (?), Localidade de Brejões, Morro do Chapéu-Ba.

 Sítio (?), Localidade de Brejões, Morro do Chapéu-Ba

Sítio Torrinha, Iraquara-Ba.

Sítio Lagoa da Velha, Morro do Chapéu-Ba.

Sítio Lagoa da Velha, Morro do Chapéu-Ba.

Vista Geral para o Sítio Pedra Grande, Palmeiras-Ba

Sítio Pedra Grande, Palmeiras-Ba