domingo, 27 de novembro de 2011

Livros




Para quem quer se debruçar sobre as representações rupestres nordestinas (Bahia e Piauí), sugiro esses dois livros, que para mim são essenciais. Vale a pena tê-los sempre à mão, são duas obras valiosas.

Escrito na Pedra: cor, forma e movimento nos grafismos rupestres da Bahia.
De autoria do Prof. Dr. Carlos Etchevarne (Prof. de Arqueologia do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e coordenador do Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica).
Vencedor do Prêmio Clarival do Prado Valladares, o livro está dividido em alguns capítulos: A arte de representar; Dos primeiros olhares às novas percepções; Bahia, cenário de experiências pictóricas; Chaves para uma leitura; Monumentos rupestres, um legado indígena.
De leitura agradável, muito interessante, e com fotografias maravilhosas. Para quem está pesquisando representações rupestres, principalmente na Bahia, este é o livro de referência.
Bilíngue: Português/Inglês.
ETCHEVARNE, Carlos. Escrito na Pedra: cor, forma e movimento nos grafismos rupestres da Bahia. Rio de Janeiro: Versal. 2007.
_______________________________________________



Imagens da Pré-História.
De autoria da Profª. Drª Anne-Marie Pessis (Profª da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM e da Fundação Seridó). Está divido em capítulos: Parque Nacional Serra da Capivara; O início da prática gráfica; A tradição Nordeste; Do estilo Serra da Capivara; Do estilo Serra Branca.
Este também é um livro de referência no assunto.
Bilíngue: Português/Francês.

PESSIS, Anne-Marie. Imagens da Pré-HistóriaParque Nacional Serra da Capivara. FUMDHAM/PETROBRÁS; São Paulo, SP: A&A Comunicação. 2003. 304 p.
_______________________________________________


Patrimônio Arqueológico da Bahia (Série estudos e pesquisas).
Excelente publicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, e o Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica, do departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, sob o título: Série Estudos e Pesquisas - Patrimônio Arqueológico da Bahia (SEP 88).
A SEP 88 reúne oito artigos sobre o tema, apresentando a variedade de situações arqueológicas ocorrentes na Bahia e discutindo sua valorização e potencial, sobretudo, para a compreensão dos processos sócio-históricos anteriores a chegada dos portugueses. Alguns artigos servem para entender a proposta dos circuitos de sítios de arte rupestre da Chapada Diamantina, trazendo ainda um mapa de Sítios Arqueológicos do Estado da Bahia, com a localização de 10 tipos de sítios mais frequentes no estado.
Os autores são: Carlos Etchevarne e Rita Pimentel (Orgs.), Alvandyr Bezerra, Anderson Silveira, Aurea Tavares, Carlos Costa, Fabiana Comerlato, Luydy Fernandes.
A publicação está disponível em versão digital e poderá ser baixada no link:
http://www.sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=82&Itemid=110

ETCHEVARNE, Carlos (Org.); PIMENTEL, R. (Org.). Patrimônio Arqueológico da Bahia (Série estudos e pesquisas). 1. ed. Salvador: SEI, 2011. v. 1. 167 p.
_______________________________________________

Um comentário: