domingo, 7 de outubro de 2012

Sobre a IV Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre


Prezadas leitoras e leitores, a postagem de hoje era para ser compartilhada há mais de um mês, mas por falta de tempo, terminou ficando de molho e finalmente saiu.
No final do mês de agosto deste ano, aconteceu a tão esperada IV Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre – ABAR, na capital baiana. Foram dois dias inteiros de apresentações sobre a atualidade dos estudos em arte rupestre – tema principal do evento – onde pudemos compartilhar entre os nossos pares os caminhos que estamos fazendo com as nossas pesquisas, apresentar resultados e principalmente ver (rever) conceitos.

Participaram pesquisadores de grande representatividade nacional e internacional, dentre eles: Gilson Rambelli - Presidente da SAB; Carlos Etchevarne - ex-Presidente da ABAR; Gabriela Martin; Denis Vialou; Águeda Vilhena Vialou; Carlos Xavier de Azevedo Netto; Celito Kestering, Carlos Alberto Santos Costa, Fabiana Comerlato, Edithe da Silva Pereira, Conceição Lage, Suely Amâncio Martinelli, dentre outros.

Apresentei o trabalho de pesquisa: “Cor e imagem: o uso do amarelo nas composições gráficas do sítio Lagoa da Velha, Morro do Chapéu, Bahia.”.
Destaco o trabalho do pesquisador Grégoire van Havre, colega em alguns campos, que investiga as representações rupestres também de Morro do Chapéu, sob o título: “Interações entre grupos pré-históricos: análise das redes do registro rupestre em Morro do Chapéu.”. Vejam em seu site um excelente textos sobre a ABAR. Clique aqui.

No primeiro dia, ao final da Reunião foi realizada a Assembléia da ABAR e eleição da nova diretoria. Foi sugerido/acatado pelos sócios, anunciado no segundo dia pela diretora eleita – Profª Conceição Menezes Lage e demais membros da Chapa o X Simpósio Internacional de Arte Rupestre e da V Reunião da ABAR em 2014 na Universidade Federal do Piauí, que acontecerá em Teresina.

Acredito que necessitamos de outros encontros deste tipo, já que nos últimos anos as pesquisas arqueológicas sobre representações rupestres tem se avolumado e poucos debates tem acontecido. Sabemos que os problemas teóricos e práticos são muitos, falar em conservação então... Nos deixa de cabelos em pé. Que venha 2014, lá no Piauí!

Fotos: Fabiana Comerlato, Carlos Costa, Paulo Ricardo Bosque e George Nascimento.



Abertura.

Mesa de abertura (da esquerda para a direita): Carlos Costa (UFRB) (em pé); Gilson Rambelli (UFS), Carlos Etchevarne (UFBA); João Salles (UFBA); Frederico Mendonça (IPAC); Alexandre Colpas (IPHAN).

Mesa de abertura (da esquerda para a direita): Fabiana Comerlato, Carlos Costa (UFRB) (em pé); Carlos Etchevarne (UFBA); João Salles (UFBA); Frederico Mendonça (IPAC).

Profº Denis Vialou.

Profª Águeda Vilhena Vialou.

Profª Águeda Vilhena Vialou.

Profª Conceição Lage, atual Presidente da ABAR.

Profª Edithe da Silva Pereira.

Pausa para o café.

Pausa para o café.

Profª Conceição Lage, atual Presidente da ABAR.

Juvandi de Souza Santos.

Welington Lage

Eu: Greciane Neres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário