segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Circuitos de Arqueologia na Bahia

Boas novas para a Arqueologia na Bahia. Foi divulgado essa semana no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT/BA) a notícia de que será iniciado o primeiro Circuito de Arqueologia na Bahia, de acordo com o site: 
Na caravana cultural da Secult/IPAC, além do circuito arqueológico, serão anunciados os tombamentos da Igreja Presbiteriana, do Grace Memorial Hospital e do Instituto Ponte Nova no município de Wagner, e o da Vila da Parnaíba no município de Iraquara, incluindo lançamentos de DVD, cartilhas e abertura de exposição de arqueologia. Fonte: SECULT/BA.
Folder de divulgação. IPAC.
Em matéria no Jornal Tribuna da Bahia, consta a programação que será realizada durante toda a semana:
A partir deste domingo, dia 22, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em parceria com o departamento de Antropologia da Universidade Federal (Ufba), inicia o primeiro circuito de arqueologia da Bahia. Trata-se do Projeto Circuitos Arqueológicos do IPAC/Ufba que identifica, pesquisa e realiza manejos de sítios de arte rupestre, bens paisagísticos e edificações reconhecidas como patrimônios culturais na Chapada Diamantina, região central baiana.


PROGRAMAÇÃO - No domingo (22) a caravana cultural da Secult chega a Lençóis e vai a Serra das Paridas, sítio arqueológico já montado para visitação. 


No dia 23, serão visitadas a cidade de Wagner e as localidades de Cachoeirinha e a Passagem dos Bois. Em Wagner acontece ainda a primeira edição do projeto ‘Conversando sobre Patrimônio’ do IPAC fora de Salvador, começando o ‘Ano 2’ dessa ação. O tema ‘Missão Presbiteriana na Bahia – Patrimônio Edificado’ pontua questões sobre tombamentos com seus impactos em proprietários e municípios. O evento abre o calendário 2012 das palestras que acontecem mensalmente no Conselho Estadual de Cultura, com temática sobre patrimônio, cultura e políticas públicas. Em Wagner também será aberta a mostra Circuitos Arqueológicos da Chapada no Instituto Ponte Nova, com municípios de Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Morro do Chapéu, Wagner e Seabra. 

Na terça-feira (24) acontece visita à Nova Redenção, no Poço Azul, local onde ocorreram achados pré-históricos, incluindo fóssil de preguiça-gigante. À noite, em Lençóis, ocorre lançamento do DVD ‘História Cultura e Patrimônio – A voz da Comunidade’ no auditório da Casa Afrânio Peixoto da Fundação Pedro Calmon, entidade também vinculada à Secult. 

Na quarta (25) a caravana segue até Iraquara onde haverá circuito-piloto com passagem pela Lapa Doce, Lapa do Sol, Pratinha e Iraporanga, em Iraquara. No mesmo dia será lançada cartilha com roteiro e imagens para as prefeituras trabalharem seus circuitos. A caravana será encerrada no dia 26 (quinta).

Os circuitos são viáveis, mas é preciso unir forças com outras secretarias (Turismo, Educação, Transportes, etc). A Bahia tem um patrimônio arqueológico rico e ações deste tipo devem ser realizadas com maior frequência. Tive o privilégio de ter participado desse trabalho, junto com outros bolsistas da UFBA e UFRB, sob a coordenação do Profº Carlos Etchevarne, realizando os mapeamentos dos sítios e verificando possíveis roteiros nos municípios de Palmeiras, Wagner e Morro do Chapéu. Foram muitos dias de trabalho em campo, durante meses íamos para a Chapada e retornávamos para Salvador, sem dúvida uma experiência e tanto. Abaixo segue algumas fotos do Complexo Arqueológico Serra das Paridas, sítio já preparado para receber visitantes, com uma excelente estrutura, um bom exemplo de que é possível aliar turismo e ciência.


Complexo Arqueológico Serra das Paridas. Foto ilustrativa. 2010.

Complexo Arqueológico Serra das Paridas. Foto ilustrativa. 2010. Foto de  Jaime Matos.

Complexo Arqueológico Serra das Paridas. Foto ilustrativa. 2010. Foto de  Jaime Matos.


Um comentário:

  1. meu nome é Modesto Nunes:
    Tenho uma duvida minha cidade é arrodeada de tocas lagedos e muitas outras novidades, inclusivo tem uma nova descoberta que as pessoas estão falando que tem uma toca que fica abaixo do municipio onde moramos que temos uma pequena cidade de 4000 habitantes: gostaria de interaji com alguem da area--- dm_solucoes@hotmail.com 07435528029

    ResponderExcluir