sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os Trens e os Trilhos


Neste blog já falamos sobre os bondes que circulavam pela cidade de Salvador-Ba, literalmente pegando o bonde, postarei algumas fotos do trecho da linha férrea (Calçada – Água de meninos) e dos trens de carga que circulavam na Cidade Baixa. Onde hoje é a tão famosa e tão maltratada Feira de São Joaquim/Água de Meninos os trens atravessavam e passavam por dentro do Porto de Salvador levando e trazendo mercadorias.
Segundo Giesbrecht, entre o porto e a Estação Ferroviária da Calçada a distância é de cerca de 3 a 4 km. Havia um ramal de linha singela que saía da Estação da Calçada e se dirigia ao Porto de Salvador, sem paradas intermediárias. Até o início dos anos 1970, esse prolongamento percorria toda a extensão do cais do porto, mas, com a construção do terminal de containeres, naquela mesma década, o ramal ferroviário só chegava àquele terminal. Na verdade, nos anos 1980 somente os trens de minério de magnesita é que trafegavam para o porto, pois a empresa Magnesita tinha um terminal de exportação ao lado do parque de containeres. O ramal que saía da Calçada cruzava duas movimentadíssimas avenidas da Cidade Baixa e ainda passava por dentro da Feira de São Joaquim (na verdade, foram os feirantes quem invadiram o espaço da ferrovia), praticamente raspando pelas barracas. Por causa disso, os trens de magnesita só podiam trafegar durante as madrugadas. Como a Magnesita construiu um terminal novo do porto de Aratu, dentro da Baía de Todos os Santos, porto especializado na descarga e embarque de granéis sólidos, líquidos e gasosos, e não mora ninguém por lá, uma vez que a região pertence à Base Naval de Aratu, da Marinha do Brasil, que é a maior base naval brasileira fora do Rio de Janeiro, a linha férrea do ramal além da Calçada deixou de ter utilidade e foi desativada na segunda metade da década de 1990. A linha ainda está lá, mas não é mais usada. Aliás, os trens de carga nem mais vêm a Salvador, pois, segundo soube, as condições da linha entre Aratu e Paripe são péssimas. Em 1925, as tropas baianas que participaram da batalha em Catanduvas regressaram de trem à estação e foram recepcionadas pelo Governador Goes Calmon. Em 1936, ela sofreu uma grande reforma. Outra reforma veio em 1981. Ela é hoje uma estação de trens suburbanos tocados pela Prefeitura de Salvador.
Ainda hoje é possível encontrar ao longo da Avenida Jequitaia/Frederico Pontes, nos arredores da Feira de São Joaquim os trilhos da antiga ferrovia.
Para maiores informações sobre as Ferrovias do Brasil sugerimos o site: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/salvador.htm, lá contam muitas informações histórias e fotos antigas.


Inscrição atrás da foto: “Recuperação Linhas Férreas 05.02.70”. Acervo da CODEBA. Reprodução Greciane Neres do Nascimento.
Inscrição atrás da foto:  “05.02.70 Recuperação Linhas Férreas de Guindastes Cia das Docas da Bahia”. Acervo da CODEBA. Reprodução Greciane Neres do Nascimento.

Linha Férrea em construção. Acervo da CODEBA. Reprodução Greciane Neres do Nascimento.  
Linha Férrea em construção. Acervo da CODEBA. Reprodução Greciane Neres do Nascimento.  
Linha Férrea/ transeuntes/ Moinho ao fundo/ Antiga Feira de São Joaquim.  Acervo da CODEBA. Reprodução Greciane Neres do Nascimento.
Trem. Acervo da CODEBA. Reprodução Greciane Neres do Nascimento.  
Trem. Acervo da CODEBA. Reprodução Greciane Neres do Nascimento. 
Trem “Locomotiva Diezel de 150HP”. Acervo da CODEBA. Reprodução Greciane Neres do Nascimento.

Trem/Obras do Porto. Acervo da CODEBA. Reprodução Greciane Neres do Nascimento.   

Estação da Calçada em fins de construção, em 1861. Acervo Flavio Cavalcanti.
Gare da estação da Calçada em fins de construção, em 1861. Acervo Flavio Cavalcanti. 
 
Bairro da Calçada do Bonfim, depois Calçada, em 1861. Era nessa época considerada um arrabalde de Jequitaia, região afastada no município de Salvador (Fotografia: Camilo Vedani. Acervo Walter Lessa).
Tropas provenientes de Catanduvas, PR, desembarcam na estação de Calçada, no final de 1925. Foto da Revista da Semana.
Estação nos anos 1980. Foto de calendário de 1988. 
Trens no interior da estação da Calçada logo depois da reforma de 1936.
Foto do site www.vfco.com.br.


Estação da Calçada em 2002. Foto Alexandre Santurian. 
Trilhos - Parte interna do Porto de Salvador. Data: 02.02.10.

Trilhos e guindastes ao fundo - Parte interna do Porto de Salvador. Data: 02.02.10.




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