sexta-feira, 6 de abril de 2012

Entrega do Prêmio Júlio César Mello de Oliveira à Instituições Sociais da Chapada Diamantina (Ba)


Na sexta-feira (30.03.12), o Instituto Júlio Cesar Mello de Oliveira, em sua terceira edição, realizou a reunião de entrega do PRÊMIO JÚLIO CÉSAR MELLO DE OLIVEIRA, no auditório da Casa Afrânio Peixoto, na cidade de Lençóis-Ba. Foi uma noite de grande emoção para todos e também por ter reencontrado por lá grandes amigos e amigas da Chapada Diamantina. Antes de falar sobre os contemplados, devo esclarecer que o Instituto Júlio Cesar Mello de Oliveira é uma entidade civil, de direito privado e sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao economista e pesquisador em Arqueologia (Júlio César Mello de Oliveira), que contribuiu de forma fundamental e decisiva para a consolidação da pesquisa arqueológica no Estado da Bahia. Tem por finalidade desenvolver ações de pesquisa, preservação e gestão do patrimônio arqueológico junto à comunidade em que este patrimônio está localizado, realizando atividades de Educação Patrimonial. Destina 10% do que é arrecado nos Projetos de Arqueologia para o Fundo Solidário, e anualmente premia instituições sociais da Bahia (como é o caso do referido prêmio anteriormente citado).


No Edital lançado em 2012, o Instituto contemplou cinco instituições sociais da Chapada Diamantina. Na noite de sexta-feira, a abertura foi feita pelo Presidente do Instituto Alvandyr Bezerra, sendo convidados de honra para a entrega da premiação a Srª Sueli Seixas (Diretora da Casa Afrânio Peixoto), Greciane Neres (eu) e Márcia Labanca (pesquisadoras e colaboradoras do Instituto), Srº Everaldo Barbosa Soares (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Lençóis), Srª Sandy Araújo (Secretária Municipal de Cultura de Wagner) e Srº Idenor Borges (Guardião do Patrimônio Arqueológico e proprietário do Complexo Arqueológico Serras das Paridas em Lençóis-Ba). Estavam presentes o Profº Carlos Etchevarne (líder máximo do Instituto e nome que não poderia faltar neste momento tão importante), Mirta Barbosa (pesquisadora e membro do Instituto), colaboradores das instituições contempladas e amigos do Instituto.

Abertura da Premiação pelo Presidente Alvandyr Bezerra. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12. 

Abertura da Premiação pelo Presidente Alvandyr Bezerra. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.  
As Instituições selecionadas para receber o valor de R$5.000,00 reais foram:

1- "Oficina de música e construção de instrumentos percussivos com jovens e adolescentes". Associação dos produtores rurais do assentamento São Sebastião de Utinga. Município de Wagner.  

Entrega da Premiação aos membros da  Associação dos produtores rurais do assentamento São Sebastião de Utinga  pela Srª Sueli Seixas. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.  

Apresentação do grupo de percussão de adolescentes da Associação de São Sebastião de Utinga. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.  

Detalhe dos instrumentos. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.  

Detalhe dos instrumentos. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.  


2- "Integração ecológica". Grupo ambientalista de Lençóis (GAL). Município de Lençóis. 

O jovem Alexandre apresentando a proposta contemplada e as ações do Grupo Ambientalista de Lençóis. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.    


3- "Projeto Arqueologia Ecológica". Associação Grupo Ambientalista de Palmeiras (GAP). Município de Palmeiras. 
Entrega da Premiação aos membros da  Associação Grupo Ambientalista de Palmeiras (GAP) (Yara Pereira e Nagila Lima) pelo Srº Everaldo Barbosa. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.   

A coordenadora  Yara Pereira e Nagila Lima da  Associação Grupo Ambientalista de Palmeiras (GAP) apresentando as ações do GAP. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.  

Foi contempladas duas instituições com Menção honrosa e receberam o valor de R$ 2.500,00 reais:
1- "Projeto de comunicação, educação ambiental e patrimonial nas comunidades tradicionais de Palmeiras e Jabuticaba" / Associação dos condutores de visitantes de Morro do Chapéu. Município de Morro do Chapéu. 

Entrega da Premiação ao membro da  Associação dos condutores de visitantes de Morro do Chapéu  (Venícius) pela Srª Sandy Araújo. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.   

Entrega da Premiação ao membro da  Associação dos condutores de visitantes de Morro do Chapéu  (Venícius). Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.   

2- "Revivendo as tradições de Cachoeirinha". /Associação Amigos de Cachoeirinha. Município de Wagner.

Entrega da Premiação aos membros da  Associação Amigos de Cachoeirinha pelo Srº Idenor Borges. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.   

Membros da  Associação Amigos de Cachoeirinha apresentando as ações da associação. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.   
A noite foi finalizada com o som dos tambores da Associação de São Sebastião de Utinga e o coquetel de encerramento.

Coquetel de encerramento. Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.   

Membros da  Associação dos condutores de visitantes de Morro do Chapéu  do Instituto.Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.   

Membros dos Grupos: Associação de São Sebastião de Utinga (Wgner-Ba),  Associação Amigos de Cachoeirinha  e do Instituto.Foto: Fábio Fernandes. Data: 30.03.12.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário