domingo, 29 de abril de 2012

IV Encontro da Associação Brasileira de Arte Rupestre - ABAR

Em agosto de 2012, a cidade de Salvador - BA sediará pela primeira vez o IV Encontro da Associação Brasileira de Arte Rupestre - ABAR. Uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Brasil, relacionadas ao estudo, preservação e gestão dos sítio de arte rupestre.
Para quem deseja apresentar algum trabalho, atenção para o prazo de inscrição e submissão de propostas. Não deixem para o último dia.


PRIMEIRA CIRCULAR
IV Encontro da Associação Brasileira de Arte Rupestre – ABAR
DO TEMA
A Associação Brasileira de Arte Rupestre realizará seu quarto encontro na cidade de Salvador da Bahia, entre os dias 30 e 31 de agosto de 2012. Este evento estará aberto aos seus membros associados e a todos os pesquisadores, professores e estudantes interessados no estudo, na preservação e na gestão dos sítios de arte rupestre.  
Com o tema focal  “Atualidade dos estudos de arte rupestre”  pretende-se abordar 3 linhas temáticas que dizem respeito às novas concepções sobre os grafismos rupestres, às questões de caráter metodológico e, por último, à gestão  do patrimônio arqueológico de pinturas e gravuras rupestres. Com este objetivo foram delineados 3 sub-temas, dentre os quais serão apresentados palestras, mesas redondas, comunicações e painéis.  Os sub-temas são:
1-      A relação idéia-imagem na formulação de linguagens gráficas rupestres
2-  Pontos referenciais e novas tecnologias no registro e na conservação de sítios arqueológicos com grafismos rupestres
3-      Experiências e perspectivas na gestão do patrimônio rupestre

DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão aceitas mediante pagamento na conta da ABAR, no Banco do Brasil – Agência 4278-1 (Salvador), conta 21.873-1 no valor de 50 reais, para profissionais, de 35 reais para sócios e 20 reais para estudantes. O comprovante de pagamento deve ser enviado por email abarsalvador@gmail.com e no caso de estudantes o comprovante de matrícula deve ser anexado.

DAS APRESENTAÇÕES
Os interessados em apresentar trabalhos científicos poderão enviar resumos de no máximo 500 caracteres, indicando qual linha temática que se associa. O envio dos resumos das comunicações (para profissionais) ou painéis (para estudantes) serão feitas através do email abarsalvador@gmail.com até o dia 30 de junho, na ficha de inscrição que segue em anexo.

CONTATOS
Através do email abarsalvador@gmail.com.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Carlos Etchevarne
Edithe Pereira
Alvandyr Bezerra
Carlos Costa
Fabiana Comerlato
Raoni Valle
Jacionira Coêlho

COMISSÃO DE APOIO
Fátima Pombo
Paulo Bosque

ORGANIZAÇÃO
Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia
Grupo Bahia Arqueológica da UFBA
Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Grupo Recôncavo Arqueológico da UFRB

APOIO
Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Disponível em:
 Sociedade de Arqueologia Brasileira - SAB

Um comentário: