segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Os Líticos Lascados e Polidos de Tucum, Tanhaçu-Ba


Após uma curta viagem de fim de semana, para fugir da “bandidagem” que resolveu sair da toca por causa da greve da Polícia Militar na Bahia, estou de volta com fé de que dias melhores virão, como diz um ditado (acho que árabe) “Os cães ladram e a caravana passa...”. Sigo com mais uma postagem sobre os trabalhos em Tanhaçu-Ba. Desta vez apresentarei alguns artefatos líticos lascados e polidos encontrados na Comunidade Quilombola de Tucum, esses materiais não são da área que escavamos - Sítio Tucum (porque no local foram encontrados dois ou três pequenos fragmentos líticos, mas ainda não foram analisados em laboratório), eles foram localizados em posse de moradores locais que os encontraram de diferentes maneiras, seja em seus quintais trabalhando com a terra para o plantio, seja caminhando pela região. Esses artefatos são popularmente conhecidos como pedra de corisco ou pedra de raio. Escutamos na localidade histórias interessantes sobre esses materiais, como por exemplo que são oriundos de quedas de raios, devendo permanecer abaixo da terra à sete palmos, mas com o passar dos anos, segundo eles, esse mesmo material vem a superfície atraindo novos raios. Muitos acreditam que não devem tê-los em suas casas e por isso os moradores que os recolhem do seu lugar de origem, tendem a jogá-los fora ou enterrá-los.
Devemos esclarecer que os referidos materiais líticos polidos ou lascados foram produzidos por grupos pré-coloniais para raspar, cortar, perfurar, dentre outras funções.
As imagens foram gentilmente cedidas para o Arqueologia e Imagem pelo fotógrafo e estudante de cinema Gerson Garibalde.

Lítico Polido encontrado por um morador local. Comunidade Quilombola de Tucum, Tanhaçu-Ba.
Foto: Gerson Garibalde.

Lítico Polido encontrado por um morador local.  Comunidade Quilombola de Tucum, Tanhaçu-Ba.
Foto: Gerson Garibalde.

Lítico Polido e um possível fragmento de tembetá (fragmento menor) encontrados por um morador local.  Comunidade Quilombola de Tucum, Tanhaçu-Ba. Foto: Gerson Garibalde.

Lítico Polido, possível fragmento de tembetá e outros fragmentos de rocha sem lascamentos ou polimentos encontrados por um morador local.  Comunidade Quilombola de Tucum, Tanhaçu-Ba.
Foto: Gerson Garibalde.

Lítico Lascados encontrados por um morador local.  Comunidade Quilombola de Tucum, Tanhaçu-Ba.
Foto: Gerson Garibalde.

Detalhe da foto anterior.  Comunidade Quilombola de Tucum, Tanhaçu-Ba.
Foto: Gerson Garibalde.
Detalhe de um dos artefatos Líticos Lascados encontrados por um morador local.  Comunidade Quilombola de Tucum, Tanhaçu-Ba. Foto: Gerson Garibalde.



2 comentários:

  1. Numa loclidade de Seabra foram encontrados vários tembetás e urnas funerárias em cerâmicas tradição tupi ricamente decoradas, alguns tembetás de amazonita e turqueza, a grande maioria deles em quartzo verde, um em dolomita branca e um de citrino.

    Será porque que não divulgam isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Que novidade boa esta que me contaste. Conheço pouco do patrimônio arqueológico de Seabra, conheço alguns sítios arqueológicos com representações rupestres, de fotografias de pesquisadores que já estiveram por aí, a exemplo do Profº Carlos Etchevarne. Estive no município, mas não fiz nenhum trabalho de campo, mas sei que é muito rico.
      Sobre os artefatos que você se refere, não sei, se tiveres imagens e quiser compartilhar, para que eu possa divulgar aqui no blog, é só enviar. Será um prazer compartilhar esse patrimônio tão valioso.
      Aproveito para enviar lembranças à Joélia e Sirlene (Revista Noite&Dia), sempre tão cordiais.

      Obrigado pela visita.

      Volte sempre!

      Cordialmente

      Greciane

      Excluir